Governança e Gestão de Políticas Públicas Previdenciária
Contempla estudos sobre a governança pública e os impactos na gestão de políticas do INSS.
O Núcleo de Pesquisa e Inovação – Nupi foi instituído no INSS, por meio da Resolução CEGOV nº 24 de 2022, no documento que versa sobre a Política de Educação do INSS/PEDUC.
O conhecimento é o principal recurso das organizações e se materializam na necessidade de definir e racionalizar os processos de modo a alcançar os objetivos organizacionais.
Numa proposta de correlacionar a importância de um programa de inovação contínuo associado aos objetivos organizacionais, a gestão do processo da inovação deverá versar sobre o desenvolvimento e geração de ideais e atividades, que evoluirão para hipóteses de ideias que serão confirmadas ou refutadas, para então se caminhar para a realização de valores de uma determinada inovação.
A pesquisa acadêmica é o ato de produzir conhecimento adequado à compreensão de determinada realidade, fato, fenômeno ou relação social. No âmbito das organizações, em geral, e do INSS em particular, é o estudo sistemático realizado com a finalidade fornecer subsídios aos processos de tomada de decisão, contribuindo para a concretização de uma gestão por evidências.
Ao realizar o estudo acadêmico, o pesquisador precisará acessar dados e informações institucionais que fundamentem a pesquisa científica, o diálogo criativo, a reflexão e a prática de produção de conhecimento.
A sistematização de um fluxo de autorização de pesquisa centralizado no Nupi possibilitará a gestão da segurança dos dados que serão compartilhados; o acesso e mapeamento do conhecimento científico que contribuam para a construção de políticas públicas mais eficazes; além da gestão do conhecimento produzido, que poderá ser amplamente disseminado às diferentes áreas do INSS, sempre com vistas ao alcance dos objetivos estratégicos do órgão e melhoria de sua eficiência.
Considerando a necessidade de se estabelecer um rito processual que vise resguardar a instituição e os pesquisadores, torna-se necessário o estabelecimento de um fluxo para autorização de pesquisa científica no âmbito de quaisquer unidades do INSS.
A estruturação de um fluxo simplificado visa dar celeridade na tramitação das solicitações dos pesquisadores internos e externos, através do envio do requerimento por meio de formulário eletrônico e tramitação via SEI por meio do Nupi. Após diversos estudos, pesquisas e testes, chegou-se ao fluxo de autorização de pesquisa que ora se apresenta.
Governança e Gestão de Políticas Públicas Previdenciária
Contempla estudos sobre a governança pública e os impactos na gestão de políticas do INSS.
Governança de Tecnologia da Informação no INSS
Envolve pesquisa sobre a governança de tecnologia da informação (GTI) e os desafios na implementação e gestão de sistemas de informação no contexto previdenciário.
Gestão de Pessoas e organização do trabalho
Essa linha se define nos campos da gestão operacional de pessoas e das práticas de gestão adotadas no Instituto, bem como das suas interfaces com a cultura organizacional.
Clima organizacional, saúde e qualidade de vida no trabalho
Contempla a produção de conhecimentos sobre a relação: trabalho e saúde/adoecimento
Educação e Desenvolvimento
Articula estudos que envolvem a educação corporativa e o seu papel no desenvolvimento de competências para a superação dos desafios institucionais.
Relações governamentais, a atividade jurisdicional e os órgãos de controle
Essa linha abrange investigações que abordam a organização, o funcionamento e as relações entre as instituições governamentais, políticas e judiciais, incluindo-se os órgãos de controle e fiscalização
Governança dos recursos e despesas públicas
Ocupa-se da gestão orçamentária e dos impactos financeiros e administrativos das decisões e dos atos dos agentes públicos
Atendimento e relacionamento com o cidadão
Com foco no cidadão, abarca estudos sobre a usabilidade e a satisfação dos usuários quanto a ferramentas, serviços e canais de atendimento
Desafios no reconhecimento de direitos
Investigações sobre estratégias para superação dos principais gargalos
institucionais relativos à atividade finalística do Instituto.