Portal UCI – Unidev

Núcleo Pesquisa e Inovação

Quem somos

O Núcleo de Pesquisa e Inovação – Nupi foi instituído no INSS, por meio da Resolução CEGOV nº 24 de 2022, no documento que versa sobre a Política de Educação do INSS/PEDUC.

Inovação acadêmica

O conhecimento é o principal recurso das organizações e se materializam na necessidade de definir e racionalizar os processos de modo a alcançar os objetivos organizacionais. 

Numa proposta de correlacionar a importância de um programa de inovação contínuo associado aos objetivos organizacionais, a gestão do processo da inovação deverá versar sobre o desenvolvimento e geração de ideais e atividades, que evoluirão para hipóteses de ideias que serão confirmadas ou refutadas, para então se caminhar para a realização de valores de uma determinada inovação.

Linhas de pesquisa do INSS

Pesquisa Acadêmica no INSS

A pesquisa acadêmica é o ato de produzir conhecimento adequado à compreensão de determinada realidade, fato, fenômeno ou relação social. No âmbito das organizações, em geral, e do INSS em particular, é o estudo sistemático realizado com a finalidade fornecer subsídios aos processos de tomada de decisão, contribuindo para a concretização de uma gestão por evidências.

Ao realizar o estudo acadêmico, o pesquisador precisará acessar dados e informações institucionais que fundamentem a pesquisa científica, o diálogo criativo, a reflexão e a prática de produção de conhecimento. 

A sistematização de um fluxo de autorização de pesquisa centralizado no Nupi possibilitará a gestão da segurança dos dados que serão compartilhados; o acesso e mapeamento do conhecimento científico que contribuam para a construção de políticas públicas mais eficazes; além da gestão do conhecimento produzido, que poderá ser amplamente disseminado às diferentes áreas do INSS, sempre com vistas ao alcance dos objetivos estratégicos do órgão e melhoria de sua eficiência.

Considerando a necessidade de se estabelecer um rito processual que vise resguardar a instituição e os pesquisadores, torna-se necessário o estabelecimento de um fluxo para autorização de pesquisa científica no âmbito de quaisquer unidades do INSS. 

A estruturação de um fluxo simplificado visa dar celeridade na tramitação das solicitações dos pesquisadores internos e externos, através do envio do requerimento por meio de formulário eletrônico e tramitação via SEI por meio do Nupi. Após diversos estudos, pesquisas e testes, chegou-se ao fluxo de autorização de pesquisa que ora se apresenta.

Temas de pesquisa

Pular para o conteúdo