Essa divisão tem a responsabilidade de coordenar ações voltadas para a formação, qualificação e valorização dos servidores do INSS.
O Comitê Nacional de Inclusão e Acessibilidade – CNIA foi instituído pela Portaria PRES/INSS/nº 1050/2020 com o objetivo de assegurar e de promover o exercício das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, e visa à sua inclusão.
Conforme previsto em seu art. 2º, é órgão colegiado permanente, de caráter consultivo, com o fito de incentivar, as melhores práticas inclusivas em nível institucional. Busca auxiliar as áreas estratégicas da Direção Central, na adoção de diretrizes e estratégias para atendimento às demandas de inclusão e acessibilidade que visam melhorar os fluxos de trabalho nas agências.
Outra atribuição do Comitê consiste em propor soluções de inclusão e acessibilidade que deverão inseridas no plano de ação e subsidiem o Comitê Estratégico de Governança – CEGOV do INSS, para atendimento das necessidades aos servidores com deficiência e, consequentemente, o cumprimento dessa acessibilidade à população em geral.
O Comitê reúne-se periodicamente, a fim de referendar ações, estratégias, demandas internas dos servidores e das áreas estratégicas da instituição.