a)Projetos e ações educacionais e de desenvolvimento, em suas diversas modalidades, de forma articulada com as áreas da Administração Central e das Superintendências Regionais; b) Procedimentos para o levantamento de necessidades de desenvolvimento;
a) os ambientes virtuais de aprendizagem; e b) a gestão da biblioteca física e virtual da Administração Central;
a) os ambientes virtuais de aprendizagem; e b) a gestão da biblioteca física e virtual da Administração Central;
O INSS oferece diversas oportunidades de cursos presenciais, que são ofertados de forma descentralizada por meio das Superintendências e da Direção Central. Somente em 2022 foram ofertados 69 cursos com aproximadamente 1925 servidores capacitados.
Os cursos presenciais são exclusivos para servidores do INSS. Para solicitar o desenvolvimento de um curso ou ação, a área demandante necessita preencher FSAE formulário de solicitação de ação educacional no SEI qual deverá descrever, dentre outras informações, a necessidade de desenvolvimento e o público-alvo da ação de capacitação.
A Divisão atua na implementação de programas e ações a distância, orienta as áreas, gerencia o ambiente virtual de aprendizagem, em articulação com a Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação e Comunicações, utilizado nas ações educacionais a distância, internas e externas.
Os educadores são escolhidos em um banco de talentos internos
Os cursos desenvolvimentos fundamentam-se no Plano de Desenvolvimento de Pessoas – PDP , que foi idealizado no ano anterior com participação das áreas que compõem o INSS.
O PDP é parte da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), instituída pelo Decreto n° 9.991/2019 e suas alterações. Além do planejamento anual de necessidades de desenvolvimento dos servidores públicos, regulamenta dispositivos da Lei n° 8.112/1190 quanto a afastamentos.
As necessidades de desenvolvimento dos servidores são analisadas neste momento. São levados em consideração os objetivos institucionais, o mapa estratégico e o plano de ação para coleta necessidades de ações
Ela atua realização ações de desenvolvimento: Ações de desenvolvimento são atividades voltadas para a aprendizagem e o aperfeiçoamento dos servidores, por meio de novos conhecimentos e habilidades com foco no atendimento das demandas que a sociedade espera dos servidores. São identificadas através da avaliação de desempenho e do levantamento de necessidades de desenvolvimento.
Esse recurso é utilizado com o objetivo de atuar de forma mais efetiva nas lacunas de conhecimento. As ações são planejadas com base num levantamento de necessidades, nos quais são ouvidos os servidores, as chefias e as unidades de gestão de pessoas, a fim de atender às necessidades de capacitação e melhorar a eficácia e eficiência da instituição.
Para a organização interna, as ações de desenvolvimento são divididas em centralizadas e descentralizadas.
Trilhas de aprendizagens – representam o caminho a ser percorrido pelos servidores, em relação à aprendizagem, constituída por diferentes recursos e ações educacionais, de acordo com o objetivo ao qual se destina;
Programa de Mentoria – capacitação de pessoas por meio do aprendizado com alguém mais experiente em determinada área. É necessário o envolvimento de um profissional que tenha domínio da metodologia, tendo em vista a especificidade das ações desenvolvidas, que mediará a aprendizagem de seus mentorados, de forma mais dinâmica e com o compartilhamento de experiências;
Representam o caminho a ser percorrido pelos servidores, em relação à aprendizagem, constituída por diferentes recursos e ações educacionais, de acordo com o objetivo ao qual se destina
capacitação de pessoas por meio do aprendizado com alguém mais experiente em determinada área. É necessário o envolvimento de um profissional que tenha domínio da metodologia, tendo em vista a especificidade das ações desenvolvidas, que mediará a aprendizagem de seus mentorados, de forma mais dinâmica e com o compartilhamento de experiências
São atividades pedagógicas voltadas para a disseminação de conhecimentos, troca de experiências sobre um determinado tema a partir de uma determinada necessidade levantada.
Programa de formação e de desenvolvimento intensivos, com o objetivo de aprimorar competências, habilidades, atitudes e valores, para preparar os servidores de forma mais efetiva no atingimento da visão institucional.
A visão neste processo é institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, que visa proporcionar aquisição de novas competências, vinculadas às estratégias do órgão.